quarta-feira, 24 de julho de 2013

Neuromarketing: Como criar mensagens poderosas para vender pelo email

Não tem jeito, o email passou a fazer parte do nosso dia-a-dia no trabalho. E não adianta iludir, essa ferramenta deve receber atenção, pois um email mal planejado pode comprometer toda uma venda. Por isso, aqui estão apresentadas algumas boas orientações oferecidas pelo neuromarketing para o envio eficaz de mensagens comerciais por email.

O primeiro passo é saber que profissionais têm pouco tempo para ler mensagens eletrônicas. Depois, é preciso fazer a mensagem chegar ao cliente. Entretanto, o grande desafio é fazer com que o cliente pare, leia o anúncio, recorde mais tarde e, por fim, compre o produto ou contrate o serviço. Portanto, o email é um instrumento capaz de alavancar as vendas da empresa. 

No fim das contas as campanhas por email representam um custo para as empresas e sua eficácia é contestável. Neste contexto o profissional tem duas opções. Continuar com suas campanhas ineficazes e caras ou dedicar algum tempo para estudar o neuromarketing e aprender a criar mensagens fortes o suficiente para atrair o cliente e fazer com que ele compre a sua solução e não a da concorrência.

Descubra o que preocupa o cliente 
O primeiro passo é identificar o perfil das pessoas para quem será enviada a mensagem. Vale aqui pesquisar na internet, conversar com pessoas que conheçam esse público, analisar redes sociais, por exemplo. Normalmente os clientes apresentam três tipos de preocupação: financeiras, estratégicas e pessoais.

Um erro recorrente que muitos profissionais cometem é o de não personalizar a mensagem, muito comum nos emails de marketing. Infelizmente, para uma comunicação de alto impacto, é essencial a personalização. Entretanto, é possível criar campanhas mais eficazes do que as baseadas no modelo de comunicação criado a partir de conceitos tradicionais. O cérebro é egocêntrico, por isso, ele presta mais atenção em informações que lhe dizem respeito. Portanto o envio de uma mensagem pontual sobre as preocupações do cliente é fator importante para atrair a atenção. 

Demonstre que o produto é único
Nessa altura o cliente já abriu a sua mensagem e está lendo. Dessa forma, para que ele não deixe de dar atenção, é essencial explicar muito bem a razão pela qual você considera que o seu produto seja único no mercado. Ao invés de colocar: “somos uma das melhores empresas de fornecimento de software para vendas”. Coloque: “Somos fornecedores exclusivos do poderoso e dinâmico software de vendas 2pi”, por exemplo. Isso serve para dar ao cérebro o estímulo ao seu egocentrismo. Nestes casos, pergunte-se: O que a minha proposta tem que os dos concorrentes não têm? 

Demonstre o ganho
Para demonstrar o ganho que o cliente terá ao optar pelo seu produto, é necessário continuar a enfatizar as vantagens exclusivas que o produto ou serviço pode gerar. Além disso, agora é preciso provar ao cliente que suas afirmações são verdadeiras. Isso porque o cérebro só decide quando as regiões cerebrais relativas ao medo não estão ativadas. E para que isso aconteça é fundamental, além de falar dos ganhos, demonstrá-los ao cliente.

Gere o estímulo (impulso)
Os núcleos cerebrais são os reais tomadores de decisão. Portanto, é necessário gerar estímulos diretos a essas regiões decisoras. Assim, atenção redobrada ao conteúdo visual da mensagem. O cliente tem que reagir de forma instintiva. No caso de produtos virtuais, ebooks, videos, músicas, entre outros. Um bom procedimento é deixar que o cliente experimente o produto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário